Livros organizados por faixa etária, levando em consideração a idade e a série que a criança frequenta, como ainda seus interesses e o seu grau de desenvolvimento, não deixando de analisar meninos e meninas cujos interesses são diferentes.
Os livros são agrupados nas estantes, etiquetados com tarjas de diferentes cores, cada uma correspondendo a determinada série, de modo que possam ser identificados com facilidade.

Trabalha-se principalmente com a pré-escola, cujo objetivo é a familiarização com a literatura e o livro.
O ambiente da nossa biblioteca é agradável, aconchegante, despertando no aluno o desejo de frequentá-la envolvendo-se com a leitura a sua disposição e com as demais atividades que ali se realizam, permanecendo vivo o desejo de retorno.
Todos os esforços são feitos no sentido de aproximar da forma mais agradável possível o livro do leitor através da leitura. O hábito de frequentar a biblioteca deve ser adquirido e incentivado desde a infância.
A Biblioteca Thomaz Cruz não oferece somente o livro ao aluno, mas sim promove uma ação viva e dinâmica que, ao mesmo tempo em que incentiva a leitura, contribui para a formação educacional e cultural do aluno.